
Um dos co-compositores e produtores de alguns álbuns de Lady Ice, Fernando Garibay, concedeu uma entrevista ao site Idolator, na qual contou sobre como foi sua parceria com a mother monster, além de revelar qual a música dela que ele mais gosta. Confira a tradução do trecho:
Entrevistador: 'Quicksand' foi escrita com a ajuda de Lady Ice; Você produziu a minha musica favorita da mesma, que é "The Edge of Glory"; conte-me um pouco sobre isso.
Fernando Garibay: Ela é uma pessoa tão especial... Nós tivemos a oportunidade de trabalhar juntos em um estágio muito inicial de sua carreira, bem quando finalizava seu primeiro album com RedOne. Jimmy Lovine disse: 'Ela é uma escritora incrível. Você só precisa escrever com ela'. Ele, então, nos colocou juntos e nós criamos um vínculo, sabe? Acho que ambos sabíamos como era ser desprivilegiado, então pudemos trabalhar com isso. Ela é muito culta e articulada; uma pessoa que sabe o que quer.
Com ela, o trabalho é mais sobre navegar ao seu lado que qualquer outra coisa. É sobre deixar o ego de lado e o substituir com a essência de Gaga. Alguns artistas poderiam usar mais de seu ego e estilo, mas, nesse caso, a questão era mais sobre como fazer do meu trabalho melhor; como ser útil para esse ambiente de trabalho. Eu sou um escritor, ela é uma escritora. Muitas de nossas canções vêm de vivências pessoais e, nessa jornada, eu era o passageiro.
Eu sempre disse que ela poderia escrever uma canção de sucesso do mais simples bumbo, desde que soubesse do que falar sobre. No caso de "The Edge Of glory", nós estávamos vivendo um momento triste de nossas vidas: Meu avô, que era de grande influência e importância em minha vida, morreu. Eu pedi um recesso. Estava em tour com Gaga por aproximadamente três anos, trabalhando em musicas e escrevendo somente para ela. Ele morreu um mês antes desta musica ser escrita.
Deixei a tour de lado para enterrar meu avô no México e, quando voltei, o mesmo trágico acontecimento havia acontecido com ela. Ela teve uma conversa com seu avô a qual eu não quero parafrasear, mas que acabarem sendo incorporadas na letra da musica: Permanecer no auge da glória. Estar no ápice da sua vida e ser triunfante. "Eu consegui isso sozinho, do meu jeito", sabe? Da nossa parte, esse trecho foi uma ode aos nossos avôs.
Entrevistador: Qual sua música favorita de Gaga?
Fernando Garibay: Essa pergunta é tão difícil. Eu tive a impressão de que, conforme compúnhamos Born This Way, também escrevíamos um musical que conta a história de uma pessoa ou comunidade desprivilegiada. Estávamos lutando por igualdade: Direitos gays, questões imigratórias, feminismo. Era sempre uma tentativa de evidenciar a luta dessas minorias, enquanto as encorajávamos a acreditar que podemos ser triunfantes. Se eu pudesse escolher uma favorita, acredite ou não, seria 'Americano'.
Vivíamos um contexto norte-americano, em especial na área sul do país, onde protestantes e imigrantes estavam sendo incessantemente caçados. Ela ama a comunidade mexicana. Ou, melhor dizendo, a comunidade latina em geral. Gaga estava inspirada pela garra dessa comunidade e, assim como eu, extremamente comovida com os acontecimentos. Essa canção foi meio que um 'dedo do meio' para quem estavam os machucando, enquanto tentávamos traduzir a realidade delas do fundo de seus corações.
Além de "The Edge Of Glory", Garibay co-escreveu e produziu canções como "Marry The Night", "Government Hooker", "Americano", e "Heavy Metal Lover".
Tradução por Daniel Corzo
Revisão por Franz
Tradução por Daniel Corzo
Revisão por Franz